AULAS GESTAR II – DIAS 13, 20, 27/10 e 03,10/11
UNIDADE 1
VARIANTES LINGUÍSTICAS: dialetos e registros
As inter-relações entre língua e cultura
Os dialetos do português
Os registros do português
Criação do blog
UNIDADE 2
VARIANTES LINGUÍSTICAS: desfazendo equívocos
A norma culta
O texto literário
Modalidades da língua
OFICINA:
Introduzir filme documentário sobre a Língua Portuguesa.
Elaborar um texto com diferentes expressões das regiões brasileiras.
Elaborar vocabulário.
Trabalhar reescrita de textos.
Produção de um blog (cada participante)
As leituras sugeridas no TP1 serão exploradas em sala de aula, assim como ampliando nossas referências.
As lições de casa serão desenvolvidas pelos cursistas em suas salas de aula.
UNIDADE 3
O TEXTO COMO CENTRO DAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DA LÍNGUA
Afinal, o que é texto?
Por que trabalhar com textos
Os pactos de leitura
UNIDADE 4
A INTERTEXTUALIDADE
O diálogo entre textos: a intertextualidade
As várias formas da intertextualidade
O ponto de vista
OFICINA: Transformar o texto elaborado através de gírias para linguagem culta. (mostrar o movimento da língua com o tempo).
Cada grupo deverá trabalhar uma década.
Trabalhar a intertextualidade (Hino Nacional patrocinado), substituir partes do hino por marcas internacionais
As leituras sugeridas no TP1 serão exploradas em sala de aula, assim como ampliando nossas referências.
As lições de casa serão desenvolvidas pelos cursistas em suas salas de aula.
UNIDADE 1
VARIANTES LINGUÍSTICAS: dialetos e registros
As inter-relações entre língua e cultura
Os dialetos do português
Os registros do português
Criação do blog
UNIDADE 2
VARIANTES LINGUÍSTICAS: desfazendo equívocos
A norma culta
O texto literário
Modalidades da língua
OFICINA:
Introduzir filme documentário sobre a Língua Portuguesa.
Elaborar um texto com diferentes expressões das regiões brasileiras.
Elaborar vocabulário.
Trabalhar reescrita de textos.
Produção de um blog (cada participante)
As leituras sugeridas no TP1 serão exploradas em sala de aula, assim como ampliando nossas referências.
As lições de casa serão desenvolvidas pelos cursistas em suas salas de aula.
UNIDADE 3
O TEXTO COMO CENTRO DAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DA LÍNGUA
Afinal, o que é texto?
Por que trabalhar com textos
Os pactos de leitura
UNIDADE 4
A INTERTEXTUALIDADE
O diálogo entre textos: a intertextualidade
As várias formas da intertextualidade
O ponto de vista
OFICINA: Transformar o texto elaborado através de gírias para linguagem culta. (mostrar o movimento da língua com o tempo).
Cada grupo deverá trabalhar uma década.
Trabalhar a intertextualidade (Hino Nacional patrocinado), substituir partes do hino por marcas internacionais
As leituras sugeridas no TP1 serão exploradas em sala de aula, assim como ampliando nossas referências.
As lições de casa serão desenvolvidas pelos cursistas em suas salas de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário