quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Considerações Finais...

Toda escola é formada por inúmeras rotinas, processos e ações e, principalmente, pessoas, que a todo momento estão não apenas realizando os seus trabalhos , mas também buscando novas formas de executá-los, o Projeto GESTAR II, trouxe para os professores a oportunidade de inovação. A sociedade a qual pertencemos já não interessam apenas profissionais com títulos. Ser educador requer uma série de novas posturas e práticas capazes de fazê-lo atuar com competência e profissionalismo. É necessário pesquisar, refletir, processar e construir o conhecimento, como coloca Demo, `` Um professor destituído de pesquisa, incapaz de elaboração própria é figura ultrapassada, uma espécie de sobra que reproduz sobras``. Além do mais, para a execução de tarefas repetitivas e ordenadas foram criados os computadores e os robôs. Ao homem, competem a criação, imaginação e a inovação. Atenta-se, então, para a necessidade do professor ser um instigador do processo de ensino e aprendizagem, de modo que suas intenções educacionais coerentes passem pela investigação de sua própria ação. Segundo Freire `` Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão da prática``.
É inegável a contribuição da formação continuada do professor, uma vez que são os agentes multiplicadores responsáveis pela constituição de sujeitos críticos, reflexivos, sensíveis e preocupados com o futuro da humanidade.
Foi lançado o desafio. A realidade do ensino de nosso país alerta para a necessidade da mudança, uma responsabilidade de todos os educadores .
O Projeto GESTAR II na cidade de Rio do Sul cumpriu o papel a que foi designado, atendemos a um grupo pequeno se compararmos ao número de professores de Língua Portuguesa da cidade, no entanto, o grupo que participou da formação foi comprometido, assíduo aos encontros das terças-feiras. Acredito que fui agraciada por ter na formação profissionais com bastante tempo de trabalho e professores que iniciaram a bem pouco tempo na profissão esse grupo tão heterogênio destacou-se nos quesitos participação, entusismo pela profissão. Os intervalos das terças foram destinados às orientações para a elaboração do Projeto. Todos os professores escreveram seus projetos, alguns conseguiram colocá-lo em prática, porém outros irão desenvolver seu trabalho apenas em 2010.
Dentre os momentos de cada encontro o que mais possibilitou troca, com certeza foram àqueles destinados a socialização do Avançando na prática, todos tinham o que contar, como desenvolveram a sugestão do trabalho, quais foram as adequações feitas.
Muitos dos depoimentos que ouvimos no encerramento do curso foram de satisfação por ter participado da formação e o quanto esta motivou-os a fazer uma prática diferente.
Pretendemos continuar esse grupo de estudos, nossa primeira ação para 2010 será a elaboração de uma proposta de conteúdos para a disciplina de Língua Portuguesa.

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