quarta-feira, 1 de julho de 2009

LEITURA E NOSSAS MEMÓRIAS...


Histórias e Gibis





Rei Arthur... Magricelo.... cabelos arrepiados, olhar de moleque curioso e feliz ao ver a espada cravada na pedra. Para pensativo e ruma ao encontro daquele metal brilhoso e atraente. Ele a quer e vai ao seu encontro... De longe o Mago Merlim o espionava. Sua longa barba branca enrolava-se no vento. Sentia-se orgulhoso do que via.
Estava na minha primeira infância quando caiu em minhas mão o gibi com a história do Rei Arthur. Fiquei fascinada com o que via. Muitas vezes folhei aquele gibi, até conseguir realmente lê-lo. Esse gibi marcou-me para sempre, deu-me o gosto pela leitura levou-me a outras literaturas, à Faculdade de LETRAS e após à Especialização em Literatura Brasileira, numa pitoresca cidade na serra do Rio de Janeiro, lugar este construído pelos escravos que aqui chegam séculos atrás.
Até hoje me encanta com tudo que envolve Rei Arthur, O Mago Merlim, Madame Mim, Escalibur, Brumas de Avalon. Cresci rodeada pelos livros, nunca fui aluna brilhante, mas era amante da literatura. Meus dois filhos são grandes leitores, penso que os ajudei quando junto aos seus brinquedos estavam livros de histórias e gibis. Também lhes passei o quanto era bacana, levar um livro de presente, de aniversário. Hoje com freqüência, levo livros ao meu sobrinho Gustavo, que com 3 anos já pedia para escrever G de Gustavo em seus pertences. Gu já é um leitor assíduo nos seus quase 4 anos (da maneira dele é claro!).
As lembranças de outros livros fazem-me viajar no tempo. Fecho os olhos e sinto o cheirinho da roupa de cama branquinha e macia, quando já em idade escolar ficava evolta às minhas leituras antes de dormir. Muitas vezes minha mãe encontrava-me dormindo torta, com um livro caído sobre meu corpo e com a luz acesa. Meu pai ficava bravo, dizia que gastávamos luz em vão. Mas eu sei que ele tinha orgulho de saber que freqüentemente caía no sono junto aos livros. Hoje, adulta, um dos meus lugares preferidos é uma livraria, revistaria ou uma biblioteca. Gostaria de ter mais tempo para a minha tão apaixonante literatura. São sempre os assunto do trabalho que estendemos para casa, para nos aperfeiçoarmos. Mas sempre tiramos um tempinho para mergulhar no que mais nos encanta, com certeza!

Vânia Elisabeth Carbonera

Nenhum comentário:

Postar um comentário